Os 7 Vinhos da DOC de Alsace

Os 7 Vinhos da DOC de Alsace

Na contramão do “costume” francês em que a terra dá nome aos vinhos, na charmosa região da Alsácia os nomes dos vinhos são dados a partir das Cepas . Os vinhos da Alsácia provem de sete principais cepas: Sylvaner, Pinot Blanc, Riesling, Muscat D’Alsace, Pinot Gris, Gewurztraminer e Pinot Noir; sempre apresentados em sua típica e longa garrafa denominada “La flûte d’Alsace” (A faluta da Alsácia), e engarrafados obrigatoriamente na região de produção.

Além dessas cepas principais vale destacar o Klevener de Heiligenstein, que passou a pertencer a DOC  Alsace por decreto datado de 1997. São vinhos produzidos em uma área estritamente delimitada das comunidades de Bourghein, Gertwiller, Heiligenstein, Goxwiller e Obernai. É um vinho forte, bem equilibrado e muito bem visto no mundo da gastronomia. Graça aos “terrois” da Alsácia cada cepa da AOC expressa aromas únicos no mundo.

Segue as características das 07 principais cepas:

SYLVANNER – agradável, leve, com discreto sabor frutado. Em alguns pode-se perceber aromas de frutas jovens ou levemente florais.

PINOT BLANC – potente, opulento, de cor firme, estruturado, redondo e persistente na boca. Seus aromas são de grande complexidade, frutados, e as vezes levemente defumados. Por sua forte personalidade pode substituir o vinho tinto em algumas harmonizações.

RIESLING  – Um dos mais conceituados vinhos brancos do mundo, é um dos grandes sucessos da Alsácia. Vivaz, elegante, cristalino, tem uma leve nota frutada com matizes minerais ou florais. Combina elegância, fineza e caráter. Vigoroso no primeiro gole e bem equilibrado na boca. Gastronômico por excelência e ótimo para guarda.

MUSCADET D’ALSACE – distingue-se por seu frutado acentuado e seu caráter muitas vezes seco (ao contrario dos Muscats meridionais) e aromático.

PINOT GRIS – Redondo, suave, freco e muito agradável.

GERWURZTRAMINER – provavelmente o vinho mais famoso da Alsácia, reconhecido por suas excepcionais características aromáticas. Expressivo, de cor intensa, aromas de frutas, flores e especiarias, estrutura potente e redonda.

PINOT NOIR – a grande representante da cepa tinta da Alsácia, aparece em vinhos rosês e tintos, é bem estruturado porém mais leve que os Pinot Noir da Borgonha.

 

 

 

 

 

PINOT NOIR – única cepa tinta da Alsácia, seu mosto é tratado em rosê ou em tinto. Tem estrutura forte e complexa.

Comentários do Facebook

Share with:

FacebookTwitterGoogleLinkedIn