Faz bem à saúde?  As polêmicas continuam…

Faz bem à saúde?  As polêmicas continuam…

Os benefícios do vinho para a saúde, quando bebido com moderação, é um assunto que se mantem há muito tempo na pauta de respeitadas instituições de pesquisa de vários países. E, como não poderia deixar de ser, gera polemica no meio cientifico e satisfação para  os apreciadores do vinho.

Recentemente a Revista Adega divulgou mais uma pesquisa sobre o assunto, realizada pelo Instituto de Ciências Alimentares de Madrid. A pesquisa reafirma que o consumo moderado da bebida pode ajudar a proteger o cérebro de doenças neurovegetativas como o Alzheimer e o Parkinson. Mas… depende do organismo de cada pessoa.

Sempre é bom lembrar que há quem defenda a tese de que a associação do vinho tinto com a Dieta Mediterrânea é que teria sido responsável pela sua fama de bebida saudável. Nesse tipo de alimentação, o vinho é consumido moderadamente, acompanhando uma boa quantidade de alimentos frescos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, peixes e nozes. Possivelmente, a combinação de todos estes elementos é que resulta em uma vida mais longa e saudável.

Contrariando os defensores da tese, o Cancer Research UK, centro britânico de pesquisas para o câncer, defende que é um erro tomar vinho tinto achando que isso fará bem à saúde.

Ok. Nem lá nem cá… o caminho do meio é sempre o mais equilibrado e nesse caso moderação é a palavra chave! Portanto, polemicas a parte, um brinde as mãos que colhem a uva.

Tim Tim!

Matérias originais em:

http://revistaadega.uol.com.br/artigo/medicina-reafirma-que-vinho-faz-bem-ao-cerebro_11043.html#ixzz4zjaL9sLQ

http://www.bbc.com/portuguese/geral-38970144

 

Comentários do Facebook

Share with:

FacebookTwitterGoogleLinkedIn